sexta-feira, 30 de julho de 2010

A alegria no Senhor


"Todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação." (Hc 3.18.)

Comecei a perceber que o motivo pelo qual muitos cristãos vivem tristes, não é porque não têm alegria ou motivos para se alegrarem, mas porque a alegria deles está condicionada a coisas temporais. Vamos analisar um pouco o contexto desta afirmação do profeta Habacuque
e aprender com ele qual o segredo para termos essa alegria constante.

Habacuque viveu num tempo de crise nacional, um dos tempos mais críticos de Judá e todo o mundo localizado ao redor de Judá estava em guerra. Como se não bastasse, a situação ainda piorou, pois eles estavam sobre ameaça de invasão do Norte. Talvez ao ler este texto você esteja se sentindo como Habacuque, ou seja, mal com você mesmo e, além disso, tudo ao seu redor parece que vai desmoronar. No primeiro capítulo vemos Habacuque rasgando seu coração, questionando a Deus com profunda tristeza por tudo aquilo que estava acontecendo ao seu redor. É exatamente isso que acontece quando nossa alegria está baseada nas circunstâncias e nas nossas emoções. Mesmo tendo a alegria como fruto do Espírito (Gálatas 5.22) não conseguimos viver essa alegria (o encorajo a ler, hoje ainda, todo o livro de Habacuque, são apenas três capítulos, mas riquíssimos em conhecimento e vida). Deus revelou a Habacuque o segredo que seria capaz de mudar toda a sua perspectiva. Em Habacuque 2.4b diz: “Mas o justo viverá pela sua fé.” Deus mostra a ele que a vida do justo é vivida num nível superior ao das demais pessoas. O normal do ser humano é ser controlado pelas suas emoções. E quantas vezes nós, mesmo sendo justos em Cristo, vivemos assim? O salmista entendeu isso, por isso disse: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Sl 42.11.) E também: “Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.” (Sl 131.2.) Ordena você também a sua alma hoje: “Aquieta-te e espera em Deus, pois Ele é o meu auxílio”.

Muitos de nós temos andando tristes, pois o Senhor deixou de ser a nossa alegria, a presença de Deus já não nos traz regozijo e aquilo que Cristo fez já não nos entusiasma mais, como antigamente. Não perca a alegria da salvação. Jesus disse aos seus discípulos para se alegrarem não porque os demônios os obedeciam ou porque pessoas foram curadas por meio deles, mas por seus nomes estarem escritos no Livro da Vida. Não importa se neste mundo as coisas parecem não estar dando certo. Cristo o salvou, o libertou, o transportou do império das trevas para o Reino dele! Ele perdoou os seus pecados! Se a sua alegria for o Senhor você vai poder falar como Habacuque disse: “Todavia eu me alegrarei!” Nada nem ninguém poderá roubar a sua alegria. Esse é o segredo! E você ainda vai cumprir o que Paulo disse:

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Fp 4.4.)

:: Por Pr. Leonardo e Vanesa Capochim





Fonte: www.lagoinha.com

quarta-feira, 21 de julho de 2010

VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!

 
"EM TODO TEMPO AMA O AMIGO E NA ANGÚSTIA NASCE UM IRMÃO." 
PV. 17.17

segunda-feira, 19 de julho de 2010

II CONGRESSO DA FAMÍLIA HEBROM

RESTAURANDO LAÇOS QUE FORAM PERDIDOS
 

"Por esta causa me ponho de joelhos diante de Deus."
Efésios 3:14


quarta-feira, 14 de julho de 2010


Nascer de Novo.  Seria Uma Figura de Linguagem?


E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
(João 3: 1-5)


Para um simples entendedor da Língua Portuguesa, a metáfora, uma figura de linguagem, é uma comparação implícita, isto é, sem o conectivo comparativo. Desta forma, entendemos que é o emprego de palavra fora do seu sentido normal, para efeito de analogia, comparação. Mas, o que será que Jesus quis dizer com “nascer de novo”?  Estaria usando uma comparação para dizer algo?
Nicodemos, um homem rico, culto, líder espiritual. Embora possuir muitos conhecimentos, parecia não entender as palavras de Jesus. Pois, havia feito uma aplicação ao nascimento natural. Mesmo sendo um homem que tinha poder e influência, isso não bastava. Nicodemos precisava nascer de novo.
O que é necessário para nascer de novo?  É preciso arrependimento e crer no Evangelho, conforme dizia Jesus aos Judeus: "Arrependei-vos e crede no evangelho" (Mc 1:15).
Mas, o batismo nas águas não é para o novo nascimento? Não, porque só nascemos de novo quando nos arrependemos e cremos em Jesus, o Filho de Deus (Jo 3:14-16).
Pode alguém dizer: Mas não está escrito que se nasce de novo da água? A água que nos purifica não é a água do batismo, mas a Palavra de Deus, como está escrito em Efésios 5:25, 26: "Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra".
O novo nascimento é a transformação que o Espírito Santo faz em nós. Ele agente do novo nascimento. Pois, somos salvos pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tt 3.5).
Jesus foi enfático: “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3) e acrescentou: “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”.
Queridos, ninguém pode entrar no céu sem o novo nascimento.  Isso não trata-se apenas de uma metáfora, mas é uma condição indispensável para entrar no céu. Não deixe de experimentar o poder transformador do Espírito de Deus e a alegria do Novo Nascimento em sua vida.

 







Autora: Dalyanna Azevedo
Vice-Presidente da Juventude Hebrom 
e Professora da EBD classe de Criança.









sexta-feira, 9 de julho de 2010

QUAL O CAMINHO A SEGUIR?
  
       "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que lava à vida, e poucos há que a encontrem". (Mateus 7.13,14)
    
      A Bíblia nos fala sobre dois caminhos, que se encontra no livro de Mateus, capítulo 7 e nos respectivos versículos 13 e 14, citados acima.
      Bom um caminho se trata da porta estreita, um caminho apertado, que leva à vida, e esta vida é o próprio SENHOR JESUS.
      "Disse-lhe JESUS: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim". ( JOÃO 14.6 )
         Ou seja, este caminho estreito é o único que nos leva à vida eterna, e este caminho é JESUS.
        Mas também tem a porta larga, sendo um caminho que conduz a perdição, ao sofrimento eterno.
       "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte". ( PROVÉRBIOS 14.12 )  
          O SENHOR nos deu o livre arbítrio para fazermos as nossas escolhas, ELE não nos obriga a seguir o caminho estreito, sendo este o único que nos leva à vida eterna, ELE apenas nos mostra e nos deixa livres. 
        Em  APOCALIPSE 3.20, diz: "Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo".
        Primeiro o SENHOR fala que está batendo na porta, que é o nosso coração, mas ELE é tão LINDO, MARAVILHOSO e EDUCADO que continua dizendo, se alguém ouvir a minha voz entrarei, ou seja, DEUS só entra nas nossas vidas quando abrimos a porta do nosso coração, daí ELE entra, faz morada e nos conduz pelo caminho da verdade, sendo o próprio SENHOR JESUS o caminho, a verdade e a vida. 
      Abra o seu coração e deixe JESUS guiar você pelo caminho que o levará à vida eterna...

 






Autora: Samara Cristina
Professora EBD - Classe dos Adolescentes

sexta-feira, 2 de julho de 2010

No Stress

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” (Fl 4.6.)

Na sociedade em que vivemos, tão acelerada, na qual um bom profissional não é mais aquele que tem uma especialidade, mas aquele que independente da sua especialidade exerce várias funções ao mesmo tempo, vivermos sem ansiedade é quase uma utopia. Porém, a Palavra de Deus tem a resposta e o caminho para esse grande desafio, por isso quero compartilhar três verdades bíblicas capazes de libertar você totalmente da ansiedade.

Você nasceu de novo
Pessoas têm perdido o sono, pois não conseguem se livrar da ansiedade, inquietação e culpa, provenientes de erros do passado. Em 2 Coríntios 5.17, lemos: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Nascer de novo significa viver uma nova vida. Um dos maiores privilégios que temos por ter nascido de novo é o de vivermos uma nova vida como se a antiga não existisse mais, pois diante de Deus ela realmente não existe. E Paulo confirma essa verdade ao dizer em Romanos 8.1: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”

Seja bem-vindo à “terra do começar de novo!” Muitas pessoas pensam ser impossível começar de novo, mas como o nosso Deus é o Deus do impossível, Ele nos concedeu gratuitamente esse privilégio. Não permita que residam em você memórias que tragam um peso de uma sentença que já foi paga. Ninguém tem direito de cobrar algo que já foi pago.

Você tem um Pai
Sabemos que Deus é o nosso Pai, por isso não precisamos andar inquietos com as coisas básicas da vida. O Pai Celestial sabe exatamente do que precisamos. Veja em Mateus 6.31-34: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Você tem uma herança
“E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Rm 8.17.) Agora Gl 3.29: “E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Tudo aquilo que Deus tem nos foi dado como herança, desde a sua vida até as suas posses. Temos um Pai riquíssimo, que é auto-suficiente, conhecido como o Grande El Shadday, o Deus Todo-Poderoso, o Deus Auto-suficiente.

O melhor de tudo isso é que essa herança já está disponível para nós por intermédio da morte de Cristo na cruz do calvário. Não permita mais que a ansiedade roube de você o prazer de vive!

Fonte: www.lagoinha.com