Nascer de Novo. Seria Uma Figura de Linguagem?
E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
(João 3: 1-5)
Para um simples entendedor da Língua Portuguesa, a metáfora, uma figura de linguagem, é uma comparação implícita, isto é, sem o conectivo comparativo. Desta forma, entendemos que é o emprego de palavra fora do seu sentido normal, para efeito de analogia, comparação. Mas, o que será que Jesus quis dizer com “nascer de novo”? Estaria usando uma comparação para dizer algo?
Nicodemos, um homem rico, culto, líder espiritual. Embora possuir muitos conhecimentos, parecia não entender as palavras de Jesus. Pois, havia feito uma aplicação ao nascimento natural. Mesmo sendo um homem que tinha poder e influência, isso não bastava. Nicodemos precisava nascer de novo.
O que é necessário para nascer de novo? É preciso arrependimento e crer no Evangelho, conforme dizia Jesus aos Judeus: "Arrependei-vos e crede no evangelho" (Mc 1:15). Mas, o batismo nas águas não é para o novo nascimento? Não, porque só nascemos de novo quando nos arrependemos e cremos em Jesus, o Filho de Deus (Jo 3:14-16). |
Pode alguém dizer: Mas não está escrito que se nasce de novo da água? A água que nos purifica não é a água do batismo, mas a Palavra de Deus, como está escrito em Efésios 5:25, 26: "Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra". |
O novo nascimento é a transformação que o Espírito Santo faz em nós. Ele agente do novo nascimento. Pois, somos salvos pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tt 3.5).
Jesus foi enfático: “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3) e acrescentou: “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”.
Queridos, ninguém pode entrar no céu sem o novo nascimento. Isso não trata-se apenas de uma metáfora, mas é uma condição indispensável para entrar no céu. Não deixe de experimentar o poder transformador do Espírito de Deus e a alegria do Novo Nascimento em sua vida.
Autora: Dalyanna Azevedo
Vice-Presidente da Juventude Hebrom
e Professora da EBD classe de Criança.
0 comentários:
Postar um comentário